top of page

⚜️ Ego Espiritual x Relacionamentos ⚜️

“No Filme "Eu não sou seu Guru", Tony Robbins diz o seguinte:

“Você pode ter força espiritual, meditar todos os dias e ser o melhor nisso, mas se não souber se relacionar com as outras pessoas, não evoluiu nada.”

O que mais vemos por aí são algumas pessoas se achando ''evoluídas'' porque possuem uma religião ou porque fazem caridade, porque é vegetariano ou porque praticam yoga ou meditação. O que nos faz crescer e evoluir espiritualmente são as nossas relações, são elas que nos mostram verdadeiramente quem somos.

De nada adianta fazer todas essas práticas se ainda não sabemos nos relacionar com as outras pessoas. Porque meditar é fácil, frequentar casas espirituais é fácil, ser generoso e bondoso apenas dentro de templos espirituais é mais fácil ainda, o difícil é trazer tudo isso para o dia a dia, nas suas relações, porque é nelas aonde experimentamos a intimidade, e na intimidade é onde as nossas sombras se revelam.

É nessas horas que é mostrado quem somos. É nessas horas que as nossas sombras emergem. É no dia a dia, dentro das nossas relações com as outras pessoas, é que podemos nos trabalhar para melhorar.

É claro que todas essas práticas espirituais são válidas. É maravilhoso fazer tudo isso, mas só isso não basta. Todas essas coisas fazem parte do caminho, mas não é todo o caminho. A verdadeira prática espiritual está no convívio no dia a dia.

Não basta você querer meditar todo dia, mas se irritar frequentemente com o seu companheiro(a), com os filhos ou com os seus pais quando eles não agem da maneira como você quer.

Não basta você querer se espiritualizar, querer praticar caridade com moradores de rua se por outro lado você ainda trata mal os seus próprios familiares, seus vizinhos, seu porteiro ou a caixa do supermercado.

Não adianta você querer ler vários livros de autoajuda e fazer vários cursos se o seu olhar ainda permanece na superfície colocando a responsabilidade da sua vida sobre os outros.

O nome que se dá a todas essas pegadinhas é ''Ego Espiritual''. Essas pessoas têm até boa vontade em querer se melhorar, mas na maioria das vezes elas não conseguem reconhecer os seus próprios erros, suas próprias falhas, e por isso vão colocando a responsabilidade daquilo que não deu certo em sua vida sobre as outras pessoas.

Portanto, é preciso estarmos atentos ao nosso ego espiritual. É preciso reconhecer que, se nos julgamos melhores ou mais ''evoluídos'' só porque não comemos carne ou porque não assistimos televisão, isso mostra o quanto ainda precisamos evoluir.

Saiba que seres realmente evoluídos não se comparam e não competem com ninguém. Eles não precisam provar nada para ninguém. Eles são o que são e aceitam as outras pessoas como são. Simples assim. Não existe julgamento ou comparação dentro deste contexto.

Se com esse texto você percebeu que ainda é constantemente dominado(a) pelos impulsos do ego, fique feliz. Fique feliz por estar se tornando consciente dele, pois é só através dessa tomada de consciência que podemos então melhorar para assim podermos transformar esses nossos antigos comportamentos.

Seja bem-vindo ao mundo dos que são de verdade!”


🙏🏼Valéria Vaz



0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

⭐ RAIVA E DEPRESSÃO.

Amados! Dois sentimentos importantes estão agora sendo sentidos com maior intensidade: raiva e depressão. Os velhos conceitos e as velhas crenças, além de não trazer os resultados positivos esperados,

Comments


Post: Blog2 Post
bottom of page