top of page

⚜️ O MODELO CRÍSTICO DE SOCIEDADE PROPOSTO POR JESUS

Vivendo sob o regime político absolutista dos imperadores romanos, Jesus não era um militante ou engajado em projetos políticos, até porque não existia espaço para tal manifestação dentro daquele contexto opressor. Podemos citar alguns grupos que cumpriam variadas funções (não propriamente partidos nos moldes que conhecemos hoje), atuando no cenário sócio-político e principalmente religioso daquela época:


Os fariseus, os saduceus, os essênios e os zelotes.


Jesus foi preso pelos romanos, sob a acusação de conspirar contra o Império, mas sua condenação foi mais um ato de simpatia para com as autoridades religiosas judaicas, que propriamente uma confirmação de que representava uma ameaça real como liderança política. Por exemplo ele não apoiava o movimento radical dos judeus rebeldes conhecido como os ZELOTES, que acreditavam na luta armada contra os romanos, do qual alguns de seus apóstolos eram simpatizantes.


Ainda que não haja evidência histórica e arqueológica suficiente, tudo indica que houve interação direta entre Jesus e os essênios. Os adeptos dessa seita eram pacíficos eremitas que levavam uma vida simples, com conhecimentos e práticas tais como: aceitavam a reencarnação, praticavam métodos naturais de cura, o modo de vida da comunidade Essênia era baseada na divisão justa das colheitas dos alimentos, dos recursos e das propriedades. Adotavam o vegetarianismo e pregavam a relação pacífica dos homens com os animais.


Era uma fraternidade aberta aos necessitados e desamparados, mantendo inúmeras atividades para realizar o acolhimento e tratamento dos doentes. Não existe comprovação documental da permanência de JESUS por um período entre os essênios, porém, suas ações refletem e são típicas de quem tinha conhecimento profundo daquela seita/comunidade.


Nos evangelhos é evidente a preocupação de Jesus com as pessoas. A presença da doença, da aflição e da pobreza o comoviam profundamente. Era um defensor dos oprimidos, se misturava ao povão, sem reservas e preconceitos. Combateu fortemente a miséria, a doença e a pobreza que o rodeavam.


Se rebelou realmente contra o status quo religioso, ou seja, as crenças religiosas limitantes impostas ao povo, que o mantinha refém de rituais vazios. Pois além da opressão exercida pelo império romano, as pessoas eram cruelmente intimidadas pelos líderes religiosos, que as sobrecarregavam com Leis e práticas sem sentido.


Jesus convocava às pessoas a fazerem uma revolução interior, seus ensinamentos e reflexões tinham o objetivo de trazer a iluminação e libertar as pessoas de suas crenças religiosas equivocadas.


O Cristianismo em seu berço, era um movimento periférico, aceito entre os excluídos e abandonados pelos sistemas político e religioso que imperavam naquele tempo.


Jesus através de seus ensinamentos e ações deixou claro que defendia uma sociedade mais justa, sem o acúmulo de riquezas nas mãos de poucos enquanto milhões são condenados a viver em condições de extrema pobreza. Provavelmente viveu entre aqueles que praticavam a economia solidária, em um conceito moderno, que se baseia na colaboração, solidariedade e coletividade e na sustentabilidade.


Jesus não pode ser considerado uma figura política no sentido partidário/ideológico, mas com seu gesto de compaixão, acolhimento e inclusão dos marginalizados, clamava por justiça social e uma vida com dignidade e liberdade para todos.


Rio de Janeiro, 02 de janeiro de 2023.


Por Fátima Ferreira


Movimento Política e Espiritualidade


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

PÁSCOA: QUAL O LEGADO DO MESTRE?

Neste período em que celebramos a Páscoa, somos convidados a refletir profundamente sobre a passagem de Jesus por este mundo e o incomparável legado que nos deixou. A Páscoa não se resume a uma data n

⚜️ Carnaval ⚜️

Estrelas 💫 Vamos ampliar nossos conhecimentos ? Estudar para ter compreensão ampliada , pois da experiência na matéria só levamos a expansão de nossa consciência !! 🎉🎊🎭 ⚜️ Carnaval Carnaval é um f

MENSAGEM IMPORTANTE

"Os canais da Confederação trazem as orientações necessárias há muito tempo para que passemos com o mínimo de desconforto pela transmutação celular e limpeza de nossos registros de memórias!! Como eu

Comments


Post: Blog2 Post
bottom of page