"Cristo é um termo que se refere a uma condição do despertar de sabedoria. Jesus é um Desperto, um Vivo, um Cristo (...) Em o Caráter Esotérico dos Evangelhos, Madame Blavatsky escreve que Cristo é um termo aplicado "a todo iniciado no momento de seu segundo nascimento e ressurreição." (O Despertar da Consciência).
Um Cristo é aquele que encontrou o Cristo dentro de si mesmo e reconhece a ele como seu único "caminho". ("Eu Sou O caminho, A verdade e A vida!)
Ela também afirma que "Christos, ou a "condiçao de Cristo", sempre foi sinônimo da "condição-Mahatmica", isto é, a união do homem com o divino princípio nele contido . Portanto, não devemos pensar em Jesus como o único Cristo, mas como um dos salvadores da Humanidade, através do exemplo dentro de um Teatro Cósmico, que deixa um manual de aplicação efetiva do caminho esotérico à Iluminação do Cristo Interno de cada Um.
Em manuscritos apócrifos, como em " Sofhia de Jesus Cristo" , (em Nag Hammadi e no Códice de Berlim) o Cristo Jesus orienta seus discípulos ouvintes a que aprendam o caminho para alcançarem a condição crística."
Na visão gnóstica antiga, "ressurreição" não é entendida no sentido literal do cristianismo tradicional, mas é um termo para um grau elevado de iniciação, um nascer de fato para a Vida espiritual. Esse tipo de "ressurreição" ocorre em vida e não após a morte física.
Texto inspirado por Tinaá
Equipe Casuá Campo de Estrelas
Indicação de leitura
"A Gnosis de João"
Comments